ÁREA DESTINADA AOS ALUNOS

ÁREA DESTINADA AOS ALUNOS


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10/06/2018
Tarefa para as oficinas "Mãos na massa 1 e 2", apresentá-la no dia 15/06/2018, sexta-feira.


Autocorreção do parágrafo de conclusão modelo ENEM:


O primeiro período deve ter uma  Expressão de conclusão  seguida de vírgula.
Alguns exemplos de expressão de conclusão:

"Infere-se, portanto, que ..."
"Em virtude dos fatos mencionados, ..."
"Levando-se em consideração esses aspectos, ..."
"Dessa forma, ..."
"Tendo em vista os aspectos observados, ..."
"Portanto, ..."
"Logo, ..."
"Então, ..."

Após a expressão de conclusão, seu período deve ter a Retomada do tema ou tese e uso da expressão de atitude.
Alguns exemplos de expressão de atitude:

"medidas precisam ser tomadas". 
"deve ser desestimulado por meio de algumas ações".
"precisa ser equilibrado". 
"Portanto, torna-se imperativo que ...:.
"Para amenizar tal quadro, ..."
"É necessário, pois, que seja feito, ..."
"Nesse sentido, torna-se evidente, portanto, a importância do...".

Bons exemplos com expressão de conclusão e de atitude: 


"Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar o respeito religioso e o exercício de denúncia".
"Destarte, depreende-se que raízes históricas potencializam atos inconstitucionais no Brasil". 
" Torna-se imperativo, portanto, que o Estado, na figura do Poder Legislativo, desenvolva...".
"Infere-se, portanto, que a intolerância religiosa é um mal para a sociedade brasileira".
"Convém, portanto, que, primordialmente, a sociedade civil organizada exija do Estado, por meio de...".
"Urge, portanto, que indivíduos e instituições públicas cooperem para mitigar a intolerância religiosa...",
"Torna-se evidente, portanto, que os caminhos para a luta contra a intolerância religiosa no Brasil apresentam entraves que necessitam ser revertidos.

Exercício: 
Dado o exposto, coloque-se como produtor de uma dissertação argumentativa modelo ENEM e escreva, em seu caderno,  o primeiro período do parágrafo de conclusão. Lembre-se de começar com uma expressão de fechamento seguida pela retomada de tema ou tese e expressão de atitude.

Antes de escrevê-lo, pense em seu texto como um todo e esquematize a proposta de intervenção respondendo às seguintes perguntas: 

Quem vai fazer?
O que vai fazer?
Como vai fazer?
Qual finalidade?

Temas:

1-Alternativas para a violência urbana.
2-Mobilidade urbana. 
3-O esporte como fator de integração social. 
4-Respeito à diversidade de gênero.


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12/06/2018

Tarefa para a oficina  "Mecanismo",  apresentá-la no dia 18/06/2018, segunda-feira. 

RECAPITULANDO


O parágrafo de introdução da redação do ENEM. 

O que é um parágrafo? 

O parágrafo se desenvolve em torno de uma ideia central e apresenta diferentes modos de organização, definidos em função do gênero textual e do objetivo de quem o escreveu (contrastar, enumerar, explicar, destacar relações de causa-consequência, etc.) 
A paragrafação está relacionada à progressão temática, que consiste em manter o assunto, mas variar o aspecto desse assunto que será abordado. Uma analogia pode ser a comparação com uma filmagem de uma festa de aniversário. A câmera aborda diferentes aspectos da festa – os convidados, a decoração, o aniversariante, o bolo –, tudo, porém, diz respeito à mesma festa. A filmagem de cada um desses aspectos corresponderia a um parágrafo, mas o assunto continua a ser a festa.
Os textos em prosa sejam eles narrativos, descritivos ou dissertativos, são estruturados geralmente em unidades menores, os parágrafos, identificados por um ligeiro afastamento de sua primeira linha em relação à margem esquerda da folha. Possuem extensão variada: há parágrafos longos e parágrafos curtos. O que vai determinar sua extensão é a unidade temática, já que cada ideia exposta no texto deve corresponder a um parágrafo.

O que é período? 
Período é a frase constituída de uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo. O período pode ser simples ou composto.
Período Simples é aquele constituído por apenas uma oração, que recebe o nome de oração absoluta.
Exemplos:
O amor é eterno.
As plantas necessitam de cuidados especiais.
Quero aquelas rosas.
O tempo é o melhor remédio.

Período Composto é aquele constituído por duas ou mais orações.
Exemplos:
Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias. 
Quero aquelas flores para presentear minha mãe.
Vou gritar para todos ouvirem que estou sabendo o que acontece ao anoitecer. 
Cheguei, jantei e fui dormir.

O que é tópico frasal?
A ideia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal. Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo; ele é o período mestre, que contém a frase-chave. 
A ideia central ou tópico frasal geralmente vem no começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham  a que chamamos de IDEIAS SECUNDÁRIAS.
Exemplos:
Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é esperado.

Quantos períodos, no mínimo, os parágrafos da redação do ENEM devem ter?Por quê?
No mínimo 2. Porque deve ter um período de tópico frasal e, ao menos, mais um período que explique a ideia inicial.

Quais as duas formas de começar a escrever o 1º período, do 1º parágrafo da introdução modelo ENEM?
1ª retomada de tema ou tese:
2ª Alusão histórica, citação, exemplificação, etc. 

Em média, quantas linhas deve ter o parágrafo de introdução?Por quê?
5 a 8 linhas. Porque, no ENEM, tem-se 30 linhas para escrever o texto todo. 

O que significa escrever uma introdução modelo roteiro?
Significa identificar duas causas/consequências que levam à problemática do tema.


Siga estes modelos de introdução: 

Plano A:
1º período: alusão histórica ou citação
Ex.: Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas "Memórias Póstumas" que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. 
2º período: relacionar a citação ou alusão a sua tese.
Ex.: Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente a intolerância religiosa é uma das faces mais perversas de uma sociedade em desenvolvimento. 
3º período: expressão de coesão + expressão de problema + retomada de tema + Problema 1 e Problema 2 sem detalhar. 
Ex.: Com isso, surge a problemática do preconceito religioso que persiste intrinsecamente ligado à realidade do país, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade social.



Plano B: 
1º período:  retomada de tema ou tese com frases de impacto: "É fato, É indubitável, etc, + tema ou tese. 
Ex.: É notória a necessidade de ir de encontro à intolerância religiosa no país vigente.
2º período: Expressão de coesão seguida de vírgula + expressão de problema + Problema 1 e Problema 2 sem detalhar. 
Ex.:  Para isso, é válido analisar a origem de tal problemática, seja pelo aspecto  da  insuficiência de leis, seja pela lenta mudança da mentalidade social.


EXERCÍCIOS

1) Leia o parágrafo de introdução abaixo e extraia as expressões que representam as partes elencadas abaixo. (Copie e responda em seu caderno).


            De acordo com Albert Camus, escritor argelino do século XX, se houver falhas na conciliação entre justiça e liberdade, haverá intempéries de amplo espectro. Nesse sentido, a intolerância religiosa no Brasil fere não somente preceitos éticos e morais, mas também constitucionais estabelecidos pela Carta Magna do país. Dessa forma, observa-se que a liberdade de crença nacional reflete um cenário desafiador seja a partir de reflexo histórico, seja pelo descumprimento de cláusulas pétreas. 

a) 1º período: Alusão história ou citação: ______________________________________________________________________
b) 2º período: junção da citação ou alusão histórica à tese: 
______________________________________________________________________
c) 3º expressão de coesão + expressão de problema + retomada de tema + Problema 1 e Problema 2 sem detalhar.
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2) Crie um parágrafo de introdução modelo roteiro,  sobre o tema:

O ESPORTE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL

Inclusão social é um assunto atual e pode ser um dos temas de Redação para o Enem 2018, principalmente por se tratar de um ano de copa de mundo. Por isso, vale a pena destacar que o esporte é uma das ferramentas inclusivas de maior destaque hoje em dia.
Além dos benefícios para a saúde física e mental, o esporte proporciona acesso a novos ciclos sociais, promovendo diversão e ocupação, principalmente para jovens e crianças em condições mais desfavoráveis.
Os programas sociais ligados ao esporte no país estão mudando a vidas nas comunidades carentes, ensinando fundamentos como disciplina, trabalho em equipe, respeito às regras etc. Além disso, promovem interação e favorecem a saúde física e psicológica de crianças de jovens que poderiam ceder à criminalidade por falta de oportunidade.
Um exemplo que pode ilustrar isso é o projeto fluminense Segundo Tempo/Viva Rio. Segundo estatísticas, 99,2% dos jovens entre 7 e 24 anos atendidos no estado estão frequentando a escola. Esses são dados animadores e mostram que projetos como esse realmente fazem a diferença na vida de muitas pessoas.
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18/06/2018
Tarefa para as oficinas  "Mãos na massa 1 e 2",  apresentá-la no dia  29/06/2018, sexta-feira.

Tarefa do material complementar:
Ler e resumir no caderno a aula chamada "Coesão sequencial e referencial".
Resolver os exercícios 1,2,3 e 4 da "Atividades para sala"

Tarefa no Blog:
O parágrafo de conclusão modelo ENEM:

Quem?
O quê?
Como?
Qual finalidade?

Algumas esferas que podem resolver os problemas: GOMFES=Governo, ONG, Mídia, Família, Escola, Sociedade.




O 1º período do parágrafo de conclusão: 
Ele deve ter uma Expressão de conclusão seguida de vírgula. Após a expressão de conclusão, seu período deve ter a Retomada do tema ou tese e uso da expressão de atitude. 
Ex.: 
"Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar o respeito religioso e o exercício de denúncia".
"Destarte, depreende-se que raízes históricas potencializam atos inconstitucionais no Brasil". 
" Torna-se imperativo, portanto, que o Estado, na figura do Poder Legislativo, desenvolva...".
"Infere-se, portanto, que a intolerância religiosa é um mal para a sociedade brasileira".
"Convém, portanto, que, primordialmente, a sociedade civil organizada exija do Estado, por meio de...".
"Urge, portanto, que indivíduos e instituições públicas cooperem para mitigar a intolerância religiosa...",
"Torna-se evidente, portanto, que os caminhos para a luta contra a intolerância religiosa no Brasil apresentam entraves que necessitam ser revertidos.


O 2º período do parágrafo de conclusão:
 Nesse período você deve iniciar com um conectivo que estabeleça coesão e coerência com o que foi dito no 1º período. 
Ex.: Posto isso, Desse modo, Sendo assim, Logo, Nesse contexto, Faz-se necessário, então,... 
Em seguida, mostre quem fará a ação para melhoria do problema 1, o que será feito, como e com qual finalidade.


O 3º período do parágrafo de conclusão:
 Ele deve começar pelo conectivo que mostre que há mais alguma coisa a ser feita
 Ex.: Além disso, outrossim, ademais, ainda cabe à escola..., paralelamente, ONGs devem..., É urgente também que..., É imperativo também que ..., Some-se a isso,... Em adição, ... É imprescindível, também, ... Vale ainda citar... 
Seguido da outra esfera que resolverá o problema 2: mostre quem fará a ação para melhoria, o que será feito, como e com qual finalidade.




O 4º período do parágrafo de conclusão: 
Esse período é a cereja do bolo, é como se fosse a frase de arremate da sua ideia. Então, nesse período, você deve sintetizar tudo o que disse ao longo do texto. 
Você pode começar com os seguintes conectores:  Assim,...  poder-se-á...  com esses atos, ..., Apenas assim,... Dessa forma, ... Com essas medidas, ...
Após o conectivo, não se esqueça da vírgula  e crie uma expressão de solução ou, se for colocar um título, é hora de retomá-lo com uma citação, alusão ou o nome que der a ele. 
Exemplos: 

            Assim, poder-se-á transformar o Brasil em um país desenvolvido socialmente, e criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar."

Apenas sob tal perspectiva, poder-se-á respeitar a liberdade e combater a intolerância de crença no Brasil, pois como proferido por Karl Marx: as inquietudes são a locomotiva da nação."

Eis um exemplo com todas as técnicas que preparei para vocês usarem na conclusão do texto do ENEM: 


             Infere-se, portanto, que a intolerância religiosa é um mal para a sociedade brasileira e que medidas precisam ser tomadas.  Sendo assim, cabe ao Governo Federal construir delegacias especializadas em crimes de ódio contra religião, a fim de atenuar a prática do preconceito na sociedade, além de aumentar a pena para quem o praticar. Ainda cabe à escola criar palestras sobre as religiões e suas histórias, visando a informar crianças e jovens sobre as diferenças religiosas no país, diminuindo, assim, o preconceito religioso. Ademais, a sociedade deve se mobilizar em redes sociais, com o intuito de conscientizar a população sobre os males da intolerância religiosa. Assim, poder-se-á transformar o Brasil em um país desenvolvido socialmente, e criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar."

EXERCÍCIO

Escreva em seu caderno, um parágrafo de conclusão modelo ENEM, que apresente as técnicas descritas acima. 

Tema: Alternativas para a violência urbana

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Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. O Mecanismo

    Parágrafo de introdução:

    O Esporte pode ser considerado uma das maiores formas de inclusão atualmente, pois abrange todas as classes de uma forma boa, tanto para a mente, como para o corpo. Entretanto, em alguns lugares isso não ocorre, pelo fato de ainda haver muito preconceito e muita desigualdade em relação as outras pessoas.

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    1. É fato que o esporte é uma excelente ferramenta de inclusão social. No entanto, o ínfimo investimento governamental nessa área e a falta de conhecimento por parte da população sobre os benefícios que o mesmo traz faz com que tenha muito a melhorar.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. O Mecanismo

    1) Leia o parágrafo de introdução abaixo e extraia as expressões que representam as partes elencadas abaixo.

    a) 1º período: Alusão história ou citação:

    De acordo com Albert Camus, escritor argelino do século XX, se houver falhas na conciliação entre justiça e liberdade, haverá intempéries de amplo espectro.


    b) 2º período: junção da citação ou alusão histórica à tese:

    Nesse sentido, a intolerância religiosa no Brasil fere não somente preceitos éticos e morais, mas também constitucionais estabelecidos pela Carta Magna do país

    c) 3º expressão de coesão + expressão de problema + retomada de tema + Problema 1 e Problema 2 sem detalhar.

    Dessa forma, observa-se que a liberdade de crença nacional reflete um cenário desafiador seja a partir de reflexo histórico, seja pelo descumprimento de cláusulas pétreas.

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  5. O Mecanismo

    a) 1º período: Alusão história ou citação:

    De acordo com Albert Camus, escritor argelino do século XX, se houver falhas na conciliação entre justiça e liberdade, haverá intempéries de amplo espectro,nesse sentido, a intolerância religiosa no Brasil fere não somente preceitos éticos e morais, mas também constitucionais estabelecidos pela Carta Magna do país.

    b) 2º período: junção da citação ou alusão histórica à tese:
    A intolerância religiosa no Brasil fere não somente preceitos éticos e morais, mas também constitucionais estabelecidos pela Carta Magna do país.

    c) 3º expressão de coesão + expressão de problema + retomada de tema + Problema 1 e Problema 2 sem detalhar.
    Dessa forma, observa-se que a liberdade de crença nacional reflete um cenário desafiador seja a partir de reflexo histórico, seja pelo descumprimento de cláusulas pétreas.

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  6. O mecanismo. Paragrafo de introdução:
    A prática e o culto aos esportes é algo herdado dos antigos gregos, que se dedicavam diariamente ao aperfeiçoamento físico e psíquico, na qual buscavam o olhar engrandecedor dos deuses. Aos campões a glória da vitoria e grandes celebrações. Contudo, diferentemente da sociedade grega, os atletas enfrentam outra realidade, ou pelo menos a grande maioria dos iniciantes, não são vistos como tais heróis. São sujeitos à boa vontade de alguns, e a falta de incentivo por outros. Tal problemática acarreta cada vez mais, numa dificuldade na inserção do mundo esportivo.

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  7. exercício 1.

    A) De acordo com Albert Camus, escritor argelino do século XX, se houver falhas na conciliação entre justiça e liberdade, haverá intempéries de amplo espectro.
    B)Nesse sentido, a intolerância religiosa no Brasil fere não somente preceitos éticos e morais, mas também constitucionais estabelecidos pela Carta Magna do país.
    C)Dessa forma, observa-se que a liberdade de crença nacional reflete um cenário desafiador seja a partir de reflexo histórico, seja pelo descumprimento de cláusulas pétreas.

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  8. MECANISMO:

    É de conhecimento geral que vários grupos de pessoas sofrem com a "desinclusão" social. Por ser um assunto bastante debatido, procura-se uma solução. O esporte por sua vez, se mostra uma importante ferramenta para promover melhores condições para jovens e crianças.

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  9. O Mecanismo :
    É notório que a prática do esporte pode transformar as vidas de muitas crianças e adolescentes, estimulando a superação de barreiras e limitações e o crescimento das noções de solidariedade e respeito às diferenças. Quem pratica esportes tem a oportunidade de se tornar um cidadão melhor, porque treina também para a vida, para exercer os seus direitos e compreender os seus deveres com disciplina e determinação.

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  10. Exercício 1

    A) De acordo com Albert Camus, escritor argelino do século XX, se houver falhas na conciliação entre justiça e liberdade, haverá intempéries de amplo espectro.

    B)Nesse sentido, a intolerância religiosa no Brasil fere não somente preceitos éticos e morais, mas também constitucionais estabelecidos pela Carta Magna do país.

    C)Dessa forma, observa-se que a liberdade de crença nacional reflete um cenário desafiador seja a partir de reflexo histórico, seja pelo descumprimento de cláusulas pétreas.

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  11. O Mecanismo

    a) 1º período: Alusão história ou citação:
    De acordo com Albert Camus, escritor argelino do século XX, se houver falhas na conciliação entre justiça e liberdade, haverá intempéries de amplo espectro,nesse sentido, a intolerância religiosa no Brasil fere não somente preceitos éticos e morais, mas também constitucionais estabelecidos pela Carta Magna do país.

    b) 2º período: junção da citação ou alusão histórica à tese:
    A intolerância religiosa no Brasil fere não somente preceitos éticos e morais, mas também constitucionais estabelecidos pela Carta Magna do país.
    c) 3º expressão de coesão + expressão de problema + retomada de tema + Problema 1 e Problema 2 sem detalhar.
    Dessa forma, observa-se que a liberdade de crença nacional reflete um cenário desafiador seja a partir de reflexo histórico, seja pelo descumprimento de cláusulas pétreas.

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  12. O Mecanismo

    Parágrafo de introdução:
    Para todos o esporte é considerado uma das peças fundamentais para uma criança no seu desenvolvimento diário para a criança ser estimulada para vencer em sua vida , com isto , o esporte pode ser uma grande porta para o futuro de quem está praticando.

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  13. Exercício 1

    A) De acordo com Albert Camus, escritor argelino do século XX, se houver falhas na conciliação entre justiça e liberdade, haverá intempéries de amplo espectro.

    B)Nesse sentido, a intolerância religiosa no Brasil fere não somente preceitos éticos e morais, mas também constitucionais estabelecidos pela Carta Magna do país.

    C)Dessa forma, observa-se que a liberdade de crença nacional reflete um cenário desafiador seja a partir de reflexo histórico, seja pelo descumprimento de cláusulas pétreas.

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  14. Exercício 1

    A) De acordo com Albert Camus, escritor argelino do século XX, se houver falhas na conciliação entre justiça e liberdade, haverá intempéries de amplo espectro.

    B)Nesse sentido, a intolerância religiosa no Brasil fere não somente preceitos éticos e morais, mas também constitucionais estabelecidos pela Carta Magna do país.

    C)Dessa forma, observa-se que a liberdade de crença nacional reflete um cenário desafiador seja a partir de reflexo histórico, seja pelo descumprimento de cláusulas pétreas. Marcelo Cravo

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  15. O Mecanismo

    Parágrafo de introdução

    O esporte traz muitos benefícios para as crianças tanto fisicamente como socialmente, O esporte também é uma grande ferramenta para os jovens se socializarem e criar amizades e não apenas ficar em casa em seus aparelhos eletronicos.

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  16. O mecanismo-Parágrafo de introdução.

    Sabe-se que o esporte pode trazer uma boa saúde e estado físico para o esportista, sendo eles crianças, adolescentes, adultos e até mesmo idosos, fazendo a diferença na vida das pessoas, porém precisa estar ciente que "tudo de mais faz mal" e um esforço exagerado pode prejudicar o seu coração e etc.

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