O que é um parágrafo?
O parágrafo se desenvolve em torno de uma ideia central e apresenta diferentes modos de organização, definidos em função do gênero textual e do objetivo de quem o escreveu (contrastar, enumerar, explicar, destacar relações de causa-consequência, etc.)
A paragrafação está relacionada à progressão temática, que consiste em manter o assunto, mas variar o aspecto desse assunto que será abordado. Uma analogia pode ser a comparação com uma filmagem de uma festa de aniversário. A câmera aborda diferentes aspectos da festa – os convidados, a decoração, o aniversariante, o bolo –, tudo, porém, diz respeito à mesma festa. A filmagem de cada um desses aspectos corresponderia a um parágrafo, mas o assunto continua a ser a festa.
Os textos em prosa sejam eles narrativos, descritivos ou dissertativos, são estruturados geralmente em unidades menores, os parágrafos, identificados por um ligeiro afastamento de sua primeira linha em relação à margem esquerda da folha. Possuem extensão variada: há parágrafos longos e parágrafos curtos. O que vai determinar sua extensão é a unidade temática, já que cada ideia exposta no texto deve corresponder a um parágrafo.
O que é período?
Período é a frase constituída de uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo. O período pode ser simples ou composto.
Período Simples é aquele constituído por apenas uma oração, que recebe o nome de oração absoluta.
Exemplos:
O amor é eterno.
As plantas necessitam de cuidados especiais.
Quero aquelas rosas.
O tempo é o melhor remédio.
Período Composto é aquele constituído por duas ou mais orações.
Exemplos:
Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias.
Quero aquelas flores para presentear minha mãe.
Vou gritar para todos ouvirem que estou sabendo o que acontece ao anoitecer.
Cheguei, jantei e fui dormir.
O que é tópico frasal?
A ideia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal. Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo; ele é o período mestre, que contém a frase-chave.
A ideia central ou tópico frasal geralmente vem no começo do parágrafo, seguida de outros períodos que explicam ou detalham a que chamamos de IDEIAS SECUNDÁRIAS.
Exemplos:
Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é esperado.
Quantos períodos, no mínimo, os parágrafos da redação do ENEM devem ter?Por quê?
No mínimo 2. Porque deve ter um período de tópico frasal e, ao menos, mais um período que explique a ideia inicial.
Quais as duas formas de começar a escrever o 1º período, do 1º parágrafo da introdução modelo ENEM?
1ª retomada de tema ou tese:
2ª Alusão histórica, citação, exemplificação, etc.
Em média, quantas linhas deve ter o parágrafo de introdução?Por quê?
5 a 8 linhas. Porque, no ENEM, tem-se 30 linhas para escrever o texto todo.
O que significa escrever uma introdução modelo roteiro?
Significa identificar duas causas/consequências que levam à problemática do tema.
Siga estes modelos de introdução:
Plano A:
1º período: alusão histórica ou citação
Ex.: Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas "Memórias Póstumas" que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
2º período: relacionar a citação ou alusão a sua tese.
Ex.: Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente a intolerância religiosa é uma das faces mais perversas de uma sociedade em desenvolvimento.
3º período: expressão de coesão + expressão de problema + retomada de tema + Problema 1 e Problema 2 sem detalhar.
Ex.: Com isso, surge a problemática do preconceito religioso que persiste intrinsecamente ligado à realidade do país, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade social.
EXERCÍCIOS
1) Leia o parágrafo de introdução abaixo e extraia as expressões que representam as partes elencadas abaixo. (Copie e responda em seu caderno).
De acordo com Albert Camus, escritor argelino do século XX, se houver falhas na conciliação entre justiça e liberdade, haverá intempéries de amplo espectro. Nesse sentido, a intolerância religiosa no Brasil fere não somente preceitos éticos e morais, mas também constitucionais estabelecidos pela Carta Magna do país. Dessa forma, observa-se que a liberdade de crença nacional reflete um cenário desafiador seja a partir de reflexo histórico, seja pelo descumprimento de cláusulas pétreas.
a) 1º período: Alusão história ou citação: ______________________________________________________________________
b) 2º período: junção da citação ou alusão histórica à tese:
______________________________________________________________________
c) 3º expressão de coesão + expressão de problema + retomada de tema + Problema 1 e Problema 2 sem detalhar.
______________________________________________________________________
Plano A:
1º período: alusão histórica ou citação
Ex.: Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas "Memórias Póstumas" que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
2º período: relacionar a citação ou alusão a sua tese.
Ex.: Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente a intolerância religiosa é uma das faces mais perversas de uma sociedade em desenvolvimento.
3º período: expressão de coesão + expressão de problema + retomada de tema + Problema 1 e Problema 2 sem detalhar.
Ex.: Com isso, surge a problemática do preconceito religioso que persiste intrinsecamente ligado à realidade do país, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade social.
Plano B:
1º período: retomada de tema ou tese com frases de impacto: "É fato, É indubitável, etc, + tema ou tese.
Ex.: É notória a necessidade de ir de encontro à intolerância religiosa no país vigente.
2º período: Expressão de coesão seguida de vírgula + expressão de problema + Problema 1 e Problema 2 sem detalhar.
Ex.: Para isso, é válido analisar a origem de tal problemática, seja pelo aspecto da insuficiência de leis, seja pela lenta mudança da mentalidade social.
EXERCÍCIOS
1) Leia o parágrafo de introdução abaixo e extraia as expressões que representam as partes elencadas abaixo. (Copie e responda em seu caderno).
a) 1º período: Alusão história ou citação: ______________________________________________________________________
b) 2º período: junção da citação ou alusão histórica à tese:
______________________________________________________________________
c) 3º expressão de coesão + expressão de problema + retomada de tema + Problema 1 e Problema 2 sem detalhar.
______________________________________________________________________
2) Crie um parágrafo de introdução modelo roteiro, sobre o tema:
O ESPORTE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL
Inclusão social é um assunto atual e pode ser um dos temas de Redação para o Enem 2018, principalmente por se tratar de um ano de copa de mundo. Por isso, vale a pena destacar que o esporte é uma das ferramentas inclusivas de maior destaque hoje em dia.
Além dos benefícios para a saúde física e mental, o esporte proporciona acesso a novos ciclos sociais, promovendo diversão e ocupação, principalmente para jovens e crianças em condições mais desfavoráveis.
Os programas sociais ligados ao esporte no país estão mudando a vidas nas comunidades carentes, ensinando fundamentos como disciplina, trabalho em equipe, respeito às regras etc. Além disso, promovem interação e favorecem a saúde física e psicológica de crianças de jovens que poderiam ceder à criminalidade por falta de oportunidade.
Um exemplo que pode ilustrar isso é o projeto fluminense Segundo Tempo/Viva Rio. Segundo estatísticas, 99,2% dos jovens entre 7 e 24 anos atendidos no estado estão frequentando a escola. Esses são dados animadores e mostram que projetos como esse realmente fazem a diferença na vida de muitas pessoas.
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